terça-feira, 5 de maio de 2015

1. Identificação
Nome do cursista: Rita de Cássia Cassoli Rocha e Claudia Helena Bestetti Da Col de Oliveira
Nome da escola: E. E. Prof. Fernando Campos Rosas - Cravinhos - SP.      
Série:        Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio total de 800 alunos
Professores envolvidos: Professores de todas as disciplinas

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Uso consciente da água.
 
3. Justificativa
Conscientizar o maior número possível de pessoas, a partir da comunidade escolar, sobre a importância de economizar água potável, contribuindo assim para um aprendizado coletivo e influenciando nas práticas do uso da água em toda comunidade.

4. Objetivo (s)
Disseminar entre a comunidade escolar a ideia de aproveitamento da água da chuva nos serviços de limpeza, na irrigação de jardins, hortas e esgoto sanitário.
5. Conteúdos
Textos diversos, imagens, livros variados, caderno do aluno e outros.
 
6. Disciplinas envolvidas
Todas as áreas do conhecimento

7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
O sistema de captação e aproveitamento de água de chuva foi uma técnica utilizada durante séculos por povos de diferentes continentes, como os Romanos, Hebreus, Astecas, Maias e Incas, entretanto, foi esquecida com o passar dos anos.
Sendo a água elemento essencial para a vida e também fator determinante da qualidade de vida e de desenvolvimento de uma comunidade, a escassez, cada vez mais perceptível, desse bem tão precioso faz com que os povos relembrem o antigo sistema de captação e desenvolvam novas técnicas para sua captação e armazenamento. Deste modo, busca-se a possibilidade de usar a água, principalmente em épocas de estiagem.
Seu elevado consumo, especialmente nas regiões de produção agropecuária intensiva, além do desperdício generalizado, vem reduzindo sua disponibilidade nas fontes mais superficiais, sendo necessária a busca através da perfuração de poços cada vez mais profundos.
No nordeste brasileiro, a falta de água nos açudes, lagoas e rios, que são temporários, e as altas taxas de salinidade nas águas subterrâneas são fatores que levam parte da população nordestina a utilizar a água pluvial para suprir as necessidades de uso doméstico e das atividades na agricultura.
Levando em conta estas alarmantes constatações, a captação e armazenamento de água da chuva surgem, agora, como opção para auxiliar no atendimento da demanda de água nas edificações, principalmente em períodos de estiagem, quando é comum a diminuição da vazão das fontes. Uma vez que, normalmente, os meses de verão são aqueles que apresentam uma demanda de água maior, também é neste período que acontece a maior escassez.
A água da chuva está disponível na maioria das regiões brasileiras, porém seu aproveitamento para consumo humano e animal só é recomendado após tratamento. É preciso salientar que sua utilização na limpeza em geral, irrigação, etc. permite poupar até 50% da água potável disponível nas propriedades.
A cisterna, elemento principal no processo de armazenamento de água de chuva, é um tipo de reservatório de água que pode ter vários formatos, podendo estar enterrado, semienterrado, apoiado ou até mesmo elevado. Ele permite a captação e armazenamento de águas das chuvas a partir de seu escoamento nas coberturas das edificações, por meio da utilização de calhas ou condutores verticais e horizontais. É importante que esteja sempre fechado e protegido da evaporação e contaminações causadas por animais e dejetos trazidos pelas enxurradas.
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Cartolina, filmadoras, máquinas fotográficas, livros , caderno do aluno, caixa d'água, canos, madeira, torneira e outros que tiverem a necessidade de uso dos professores no decorrer do projeto.
 
9. Registro do processo
Durante o ano  projetos específicos, dentro do tema água, já foram definidos e formalizados em uma ficha de registro de projetos previamente desenvolvida pelos coordenadores pedagógicos. Os alunos se conscientizarão sobre a falta de água contando com a orientação dos professores.
10. Avaliação e resultados esperados
As avaliações serão feitas observando-se a participação e o envolvimento dos alunos nos projetos. Nesta caso, os vídeos gravados serão também úteis para se avaliar o desempenho dos alunos nas atividades.
11. Divulgação / Socialização do projeto realizado
Foi divulgado pelo Jornal da Clube;
O projeto foi referência no fórum: Crise da Água – realizada pela Clube, com a participação das cidades de Sertãozinho, Franca, Araraquara, São Carlos e Ribeirão Preto.

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