quinta-feira, 21 de maio de 2015

Projeto "Por um adolescente mais solidário"

CURSISTA: Elaine Cristina Amaral Muniz
ESCOLA: E E Dom Alberto José Gonçalves
TURMAS: Terceiras Séries do Ensino Médio
Nº DE ALUNOS PARTICIPANTES: 162 alunos
Nº DE PROFESSORES ENVOLVIDOS: 05 (cinco)
PROJETO DISCIPLINAR: Inglês
OUTRAS DISCIPLINAS E PROFESSORES ENVOLVIDOS: Português, Arte e História
TÍTULO DO PROJETO: “Smile- Por um adolescente mais solidário”
CARACTERÍSTICAS DO PROJETO:
                    Este trabalho tem por objetivo realizar a sequência didática com as turmas de 3ª séries do Ensino Médio, abordando o conteúdo inserido no Currículo do Estado de São Paulo e visando o aprendizado sobre trabalho voluntário na sua teoria, uma vez que , para o adolescente americano é de extrema importância a prática de voluntariado, constando essa experiência no seu currículo profissional.
                    Após a apresentação da teoria para os alunos, foi sentida pela professora a necessidade de mostrá-la na prática e foi proposto o desafio da realização de visitas a creches e lares para que tivessem o contato com crianças e idosos, remetendo-os ao início e ao final da vida de um ser humano.
                   Os alunos trabalharam durante as aulas com textos sobre o trabalho voluntário, assistiram  em vídeos vários exemplos de trabalhos voluntários, entrevistas com pessoas que praticam  o voluntariado e discutiram e refletiram muito sobre o assunto em questão.
                    Com o desafio aceito, os alunos foram divididos em grupos com funções pré-determinadas. Através de ofícios expedidos pela escola, foram conseguidas muitas doações para a “aula prática”, ou seja, alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, para serem levados no dia da visitação. Devido as salas serem numerosas, cada sala foi dividida em quatro grupos e cada um deles ficou responsável por uma tarefa a ser executada no dia da visita onde, o grupo I, ficou responsável pelo “coffee break”; o grupo II, pela transformação; o grupo III, pelo entretenimento e o grupo IV, pela entrega de sacolinhas surpresa para as crianças e lembrancinhas para os idosos. Durante as visitas, a integração dos alunos com as crianças e idosos foi total e explícita. Prepararam e serviram o café com muito carinho e dedicação, brincaram com as crianças nos playgrounds, realizaram a transformação, maquiagem e penteados nas crianças, jogaram futebol, contaram histórias, jogaram dominó e baralho com os idosos, ouviram histórias dos mesmos, tocaram violão e cantaram com eles.
TECNOLOGIAS UTILIZADAS: data show com apresentação de slides e vídeos, câmera fotográfica.
COMENTÁRIOS FINAIS: O resultado final  foi muito positivo. Os alunos foram avaliados através do desempenho e participação no projeto e através da produção individual de um relatório sobre o projeto como um todo. O objetivo do projeto foi atingido, fazendo com que os alunos ficassem mais conscientes do seu papel como cidadãos atuantes na sociedade e percebessem o quanto podem fazer a diferença na vida de outras pessoas através do trabalho voluntário.



Nenhum comentário:

Postar um comentário