Este Blog tem como objetivo ser um veículo de divulgação das boas práticas realizadas com a participação da tecnologia nas escolas da Diretoria de Ensino - Ribeirão Preto .
sexta-feira, 24 de julho de 2015
Projeto: E aí? "Tá" ligado! (Atividade 1.4)
ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do cursista SOLANGE BUSNARDO
Nome da Escola: E.E.Profº Walter Ferreira
Local (cidade/estado) Ribeirão Preto, SP
Série/ano:7ºs A e B
Número de alunos: 65 alunos
Professores envolvidos:
Coordenação, Mediação e Sala de Leitura e professor de Português
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
O uso indevido do celular junto as redes sociais e o desconhecimento das leis que regem o uso do aparelho dentro da escola e o bullying virtual.
3. Justificativa
Em virtude da grande demanda de celulares com nossos alunos e o uso indiscriminado desses aparelhos, observamos a necessidade de um melhor aprofundamento das leis que regem esse uso dentro da escola, juntamente com observações sobre exposições nas mídias sociais.
Os adolescentes na necessidade de atenção usam esses redes sociais expondo suas vidas e intimidades sem saber que isso pode levá-los a grandes problemas futuros. Além do mais alguns deles usam essas mesmas redes sociais para fazer bullying, agredir e ferir colegas de uma maneira prejudiciais e nocivas.
4. Objetivo (s)
Pensando nesses aspectos nosso objetivo é informar aos adolescentes o uso consciente do celular e conscientizar sobre as causas e consequências. E a necessidade de sempre estarem em foco.
5. Conteúdos
Textos prescritivos (leis), propagandas, filme: Bullying Virtual,
6. Disciplinas envolvidas
Língua Portuguesa
7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma
No primeiro momento foi realizada uma pesquisa com os alunos para colher informações sobre o celular. Em seguida, foi apresentado um vídeo para iniciar o diálogo sobre o tema. Em uma roda de conversa os alunos receberam a lei que regulamenta o uso do aparelho nas escolas. Em continuidade do projeto houve mais um debate sobre as agressões virtuais, tendo como foco sugestões e ideias para diminuir o uso incorreto das redes sociais.
No segundo momento trazer esse tema desenvolvido para a realidade da escola.
Duração do projeto: 10 aulas
8. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)
Vídeos, celulares, acessa escola, textos impressos.
9. Registro do processo
O projeto será registrado em forma de produções de textos (paródia), fotos, cartazes.
10. Avaliação e Resultados esperados
Observando o desenvolvimento do projeto e a construção de um novo olhar do aluno em relação ao uso do celular e as mudanças de atitudes em relação ao outro.
11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
Apresentação de paródias, teatro e cartazes
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