segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Projeto Eletiva Grandes Invenções

1-Nome do Cursista: Marcilene Mantovani Cossenzo Pupim

2- Identificação do local: E. E. Silvio de Almeida; todas as séries/anos; 35 alunos do Ensino Médio; 2 professores; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

3-Título do Projeto: Eletiva Grandes Invenções.

4-Características do Projeto:
        Por toda parte há objetos inventados: em casa, na escola, no clube, nas cidades os quais utilizamos sem nos dar conta e facilitam nossa vida de uma maneira incrível. Já imaginou como seria viver sem luz, telefone, automóvel ou computador? Esses inventos só existem porque, um dia alguém teve a ideia de criar cada um deles. Por isso, é muito importante despertar o interesse dos alunos para criar algo novo, possibilitando conhecer o fascinante mundo das invenções e seus inventores, estimulando a criatividade.

  • Disciplinas / Área do Conhecimento envolvidas:
química, física,matemática, história, filosofia,sociologia e português.

  • Professoras:
Laura Acheropita Rocillo Romano.
Leda Maria de Andrade.

  • Conteúdo Programático:
Matéria;
Calor, ambiente e usos de energia;
Transformações químicas;
Materiais e suas propriedades;
Modelos explicativos;
Eletricidade;
Equipamentos elétricos;
Magnetismo;
Passagem gradativa do discurso oral para o escrito;
Uso variado de formas de oralidade;
Leitura com abordagem global de diferentes textos;
Resolução de situações problemas contextualizadas;
Invenções e inventores que se destacaram na história.

  • Habilidades e Competências envolvidas:
Despertar o interesse pela pesquisa e pela investigação;
Desenvolver a competência leitora e escritora;
Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social;
Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção;
Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano;
Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho;
Associar a solução de problemas de comunicação, transporte, saúde ou outro, com o correspondente desenvolvimento científico e tecnológico;
Confrontar interpretações científicas com interpretações baseadas no senso comum, ao longo do tempo ou em diferentes culturas;
Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da biodiversidade;
Identificar etapas em processos de obtenção, transformação, utilização ou reciclagem de recursos naturais, energéticos ou matérias-primas, considerando processos biológicos, químicos ou físicos neles envolvidos.

5-Descrição Geral:
“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
ANTOINE LAVOISIER
No mundo das invenções as coisas acontecem dessa maneira, o ontem não nos pertence e, por conseguinte, o presente pode ser transformado. Isso faz parte do processo, concluindo assim a permanente e incessante busca por novidades no mundo da Ciência. Contudo é o humano, o ser inventivo, da criatividade e da contestação. Começando pelas hipóteses, comprovando-as pelas testagens e finalmente as respostas.
            As invenções ajudam a tornar o mundo suficiente ao proporcionar maneiras novas e mais fáceis de fazer as coisas. Invenções como o telefone, a eletricidade e a internet mudaram a experiência humana de forma inimaginável. Projetos escolares sobre invenções podem ajudar os alunos a se interessarem por esta atividade e a aprender ainda mais.

            Ajudar os alunos a perceberem que as invenções são produtos da criatividade humana e que mudam ao longo do tempo.

  • Objetivos específicos:
 Conhecer a historia de grandes invenções;
 Esclarecer sobre as invenções e contexto em que objetos foram criados;
 Conhecer os inventores;
 Conhecer a evolução tecnológica de alguns objetos;
 Aprender a trabalhar em grupo e dividir funções;
 Proporcionar interação entre os alunos;
 Perceber a importância do desenvolvimento da autonomia, da criatividade, das relações interpessoais e do espirito cooperativo;
 Respeitar as diferenças;
 Ter autonomia;
 Ser consciente que é o protagonista;
 Promover a interação e o desenvolvimento social;
 Desenvolver habilidades tecnológicas;
 Instigar o processo de pesquisa;
 Confeccionar algumas invenções;
 Debater em torno dos inventos sua real necessidade;
 Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos.

  • Metodologia:

Invenções famosas

Iremos propor um estudo aprofundado de inventos famosos e como mudaram o mundo.  Os alunos se concentrarão em algumas invenções e escreverão um relatório sobre elas. Falarão sobre o inventor, como surgiu a ideia e como o invento mudou o mundo. Discutiremos também  sobre outras invenções que surgiram a partir do invento original.

Processo de invenção

Iremos propor a verificação do processo de invenção. Há diversas etapas que levam a um invento, variando de uma pergunta sobre a qual alguém está refletindo ao desenvolvimento de teorias para testar esta pergunta. Às vezes, as invenções são feitas por acaso, e, de vez em quando, os acidentes levam aos inventos. Será realizada a análise de algumas  invenções-chave, como a televisão, por exemplo.Em seguida, verificarão quais eram os processos para estes inventos e desenvolverão um projeto baseado no que seria um processo principal de invenção. Escreverão suas conclusões em um relatório.

 

Crie sua invenção

Iremos propor que os alunos criem algo que julgam interessante e importante para a humanidade.

Será realizado também: exposição teórica, dinâmica de grupos com discussões temáticas, apresentação de seminários, pesquisas bibliográficas, coletas de dados, confecção de relatórios, pesquisas na internet, análise de textos, confecção de cartazes para a apresentação dos trabalhos, aulas práticas, sociabilização do projeto através da culminância.

6-Tecnologias utilizadas:
Livros didáticos e paradidáticos;
Vidraria;
Reagentes;
Aparelhos do laboratório para pesquisa;
Notebook;
Projetor multimídia;
Textos.

7- Comentários
O projeto terá a duração no primeiro semestre de 2015.
Sua Culminância será realizada através da exposição de cartazes com explicações sobre as pesquisas realizadas;
Demonstrações experimentais; apresentação de objetos criados pelos alunos.
 A avaliação deverá permear todo o processo de Iniciação Científica e acontecerá de maneira formativa, isto é, ele será avaliado de acordo com a sua participação e suas produções.
As habilidades e competências desenvolvidas serão verificadas a partir de dois eixos principais:
a.PROCESSO: olhar o desenvolvimento das atividades dos alunos durante as aulas;
b.PRODUÇÃO CONTINUADA: olhar a resolução das atividades propostas e seus resultados.
Serão avaliados também levando em consideração as atitudes e valores voltados para um trabalho em grupo que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Referênciais Bibliográficas:
SOLOMONS, Graham e Fryhle, Craig –  Química Orgânica, Editora LTC, 7a. Edição,2001, Rio de Janeiro.
Química em casa – Autor: Breno Pannia Espósito – Editora: Atual.
MORTIMER, Eduardo Fleury e Andréa Horta Machado – Química para o ensino médio, Editora Scipione, 1ª edição, 2003, São Paulo.
Química – série novo ensino médio – Autor: Sardella – Volume: único – Editora: Ática.
Química – Autores: Tito Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto – Volume: único – Editora: Moderna.
Química – ensino médio – Autor: Juan Ferré – Volume: único – Editora: Scipione.
Química essencial – Autoes: Usberco e Salvador – Volume: único – Editora Saraiva.
Química na abordagem do cotidiano – Autores: Francisco Miragaia Peruzzo e Eduardo Leite do Canto – Volume: 1 – Editora: Moderna.
Química cidadã – Autores: Wildson Santos e Gerson Mól – Volume: 1 – Editora: Nova Geração.
Química – Ser protagonista – Autor: Júlio Cezar Foschini Lisboa – Volume: 1 – Editora: SM.
www.stembrasil.org/spintegral1
www.portaldoprofessor.mec.gov.br/.../labvirtq/.

www.manualdomundo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário